O princípio básico de funcionamento de um elevador é o mesmo desde que esta máquina foi inventada, há mais de 150 anos atrás. O elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias (espécies de roldanas presas a um eixo), movidas através de um motor, assim dando o movimento vertical de sobe e desce. Os elevadores modernos, todavia, contam com complementos que visam garantir a segurança a rapidez deste veículo utilizado por milhões de pessoas, dentre eles estão os freios de emergência, os sensores que evitam o fechamento das portas havendo alguém no caminho e computadores que calculam com precisão o percurso que o elevador percorrerá com a finalidade de não esquecer ninguém em algum dos andares. Pensando um pouco podemos perceber o quanto os elevadores são importantes, principalmente nas grandes metrópoles. Com a sua invenção se tornou possível a construção dos imensos arranha-céus com rapidez jamais vista, os elevadores facilitam o transporte de materiais extremamente pesados numa construção de um prédio, por exemplo. Os elevadores também viabilizaram a construção de grandes edifícios residenciais, o qual necessitava de um meio de transporte para a locomoção dos moradores para os andares mais elevados.
No século
Curiosidades
Em 1889, os elevadores da fábrica de Elisha Graves Otis transportaram todo o aço utilizado na construção dos
Parte a parte
MOTOR
O motor elétrico é a peça responsável por realizar o sobe e desce da cabine. Os elevadores mais modernos do mundo possuem motores bem potentes, que conseguem fazer as cabines se movimentarem a quase
CONTRAPESO
Um elevador só consegue subir e descer porque fica ligado a um contrapeso por meio de um sistema de polias e engrenagens. Para que essa operação seja possível, o contrapeso deve ter pelo menos 40% do peso da cabine e da capacidade máxima do elevador (se um elevador cheio pesar
CABO DE AÇO
Os elevadores são suspensos por cabos de aço ligados à cabine e ao contrapeso num conjunto que inclui também uma polia para evitar desgaste de material. Normalmente, as máquinas contam com três cabos — se um deles se romper, os outros dois são suficientes para garantir o transporte por um curto período de emergência.
FREIO DE EMERGÊNCIA
Se todos os cabos de aço do sistema de polia se romperem, os freios de emergência são acionados automaticamente. Antes de a cabine começar a cair, os cabos de aço liberam travas que se agarram aos dentes de um trilho que corre nas laterais do fosso, travando o elevador e salvando os passageiros.
OS SENSORES
As portas abrem ou fecham graças a um sistema de braços mecânicos movidos por um pequeno motor. Os elevadores mais modernos têm sensores infravermelhos que só permitem que a porta automática se feche quando todo mundo está dentro da cabine. Alguns deles também impedem o fechamento quando o limite de peso é ultrapassado
O PERIGO
No térreo, o poço do elevador tem um sistema de amortecimento com molas para evitar que a cabine se choque com o chão. Esse mecanismo diminui os danos de uma parada brusca, mas não tem a capacidade de amortecer uma queda de mais de dois andares, por exemplo.
Patente de Otis
Para saber mais
http://www.tsur.com.br/site/content/hotsite/content/faq/default.asp
http://www.otis.com/aboutotis/elevatorsinfo/0,1361,CLI13_RES1,00.html